Translate

quarta-feira, 9 de março de 2016

DIDI FERREIRA- ex Comandos Africano..., meu pai e meu orgulho, mas acima de tudo, a razão de toda a minha luta.
Amanhã 10 de Março- 40 anos do seu fuzilamento em 
Cantchungo- 10 de MARÇO 1976.
















 Apesar de toda a perseguição a minha pessoa, estou consciente do perigo que me ronda..., mas amanhã estarei em cantchungo..., sei que irá haver tentativa de emboscada..., mas ali estarei.


Quarenta anos (40) após o fuzilamento em Canchungo, dos Entes queridos, da familia Fereira, Baticã Fereira e Farã Ndau rendem homenagem de aqueles que foram mal entendidos pelo então regime do partido unico.

Essa data faz-me lembrar do celebre discurso do malogrado Presidente Malam Bacai Sanhá no acto da celebraçao de 20 de Janeiro de 2010 que teve lugar no quartel de Guilédji. 

“ tanto os que estiveram do lado dos nacionalistas como os que esteviram de lado da Guiné Portuguesa haviam pensado que aquilo era melhor para nossa terra”.

Por isso, entendemos que a politica de eliminação física dos homens é uma pura covardia de pessoas incapazes de convencer ou-trens para aderirem suas ideologias.

É verdade que não fomos as únicas familias vitimas de truques da Revolução
Mas pende todavia em nossas memorias, a formula aplicada para justificar o modelo antigo de decapitar adversários politicos. 

Muitos das nossas familias são militantes e simpatizantes deste partido, po isso entendemos que a politica de recuperação de homens adptada no congresso de Cassacá devia prevalecer depois da indpendencia.

Fuzilar pessoas em publico, mandar tocar os tamboros e impidir choro de seus familiares e de pessoas amigas é crime. 

Não podiamos encontrar  adjectivo melhor para qualificar coisas de género, por isso nós choramos em silencio e, em silencio compreendemos as pessoas que outrora escolheram essa via silenciar os que estavam de lado oposto.


Que Deus lhes de um canto na gloria e abençoe a nossa querida Guiné. 

Sem comentários:

Enviar um comentário